Newsletter

Medicação Responsável: um programa para o uso racional do medicamento

 

MedResp2A ARFA – Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares, através da Direção de Regulação Farmacêutica irá lançar o programa “Medicação Responsável”.

 O programa está enquadrado na campanha de 2015 para Uso Racional do Medicamento (URM) e conta com o financiamento da União Europeia.

Eduardo Tavares, Diretor da Direção de Regulação Farmacêutica informa que  esta campanha tem o objetivo de “contribuir para a consciencialização do cidadão”, para que este possa assumir a responsabilidade em relação à sua saúde, “através de conhecimentos básicos que lhe permitam tomar as decisões acertadas quando o assunto diz respeito ao medicamento e a adotar boas práticas para o seu uso racional”.

 A ARFA pretende lançar esta campanha de sensibilização para o uso racional de medicamentos, porque notou-se que ainda persistem carências no setor farmacêutico, “nomeadamente a insuficiente fiscalização e inspeção fora dos canais legais de comercialização de medicamentos, assim como a falta informação direcionada aos consumidores”, esclareceu Eduardo Tavares.

Com este programa, espera-se que a população cabo-verdiana possa estar apta a adotar comportamentos mais adequados quanto ao uso racional de medicamentos. Eduardo Tavares considera que esta campanha deverá ser contínua para que possa contribuir para a aquisição de consciência e mudança comportamental.

Para o Diretor da Direção de Regulação Farmacêutica é necessário “retomar e reforçar a divulgação de materiais utilizados em campanhas anteriormente realizadas pela ARFA” e, ainda, “introduzir novas perspetivas relativas ao uso racional de medicamentos, com o propósito de fornecer ao consumidor informações que o possam ajudar a utilizar de forma correta e racional os medicamentos”.

 

 


» Datas e Horários

» Programas

Copyright © 2017 ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.