Newsletter

Notícias

Publicado o Regulamento de Boas Práticas de Farmácia

 

 

2017 12 05 ARFA IMG 2O Regulamento de Boas Práticas de Farmácia foi aprovado pelo Conselho de Administração, através da Deliberação nº 04/2017, publicada no B. O. nº 64/2017, II Série, de 01 de dezembro e com entrada em vigor para trinta dias a contar da sua publicação.

O regulamento, que estabelece as normas de Boas Práticas de Farmácia, incide sobre todas as atividades desenvolvidas nas farmácias comunitárias.

Com este regulamento a ARFA pretende fornecer uma descrição de procedimentos por meio dos quais os farmacêuticos e profissionais que trabalham com os medicamentos na farmácia comunitária, enquanto elo privilegiado de ligação entre o utente e o medicamento, possam melhorar o acesso aos cuidados de saúde, a promoção da saúde e o uso racional de medicamentos. Pretende-se com a sua conceção, garantir a qualidade, a eficácia, a segurança e a acessibilidade dos medicamentos e assegurar a proteção da saúde pública.

Acrescenta-se que as boas práticas de farmácia requerem que a primeira preocupação do profissional de saúde seja a saúde e o bem-estar do utente e que o princípio basilar da atividade farmacêutica seja ajudar o doente a fazer a melhor utilização do medicamento. 

 

Aceda ao Regulamento (B. O. nº 64, II Série, de 01 de dezembro)

Copyright © 2018 ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.