Notícias

ARFA emite alerta sobre produtos vegetais congelados que podem estar contaminados com Listeria monocytogenes

 

 

2018 07 13 ARFA IMG 1A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), emitiu nesta sexta-feira, 13 de julho de 2018, um alerta sobre produtos vegetais congelados que podem estar contaminados com Listeria monocytogenes.

O alerta da ARFA vem na sequência dos alertas emitidos pelo Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais da União Europeia (RASFF) e pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (INFOSAN) da OMS/FAO, dos quais a Agência é ponto de contato de Cabo Verde.

As comunicações oficiais referem que Cabo Verde teria importado lotes de alguns dos produtos vegetais congelados alvos de alerta. Da rastreabilidade efetuada, confirmou-se a entrada destes produtos no país.

Tendo em conta os riscos à saúde pública, encontra-se em curso uma operação de retirada dos produtos indicados do mercado nacional, pelo que a ARFA chama a atenção dos consumidores para algumas ações de segurança a tomar, designadamente:

  1. Não adquirir e nem consumir os produtos alvo do alerta (conforme a marca e lote);
  2. Em caso de já terem adquirido produtos vegetais congelados embalados, verificar o rótulo e certificar que o produto não é objeto do alerta (Lotes mencionados da Marca PINGUIN);
  3. Em caso de já terem adquirido produtos vegetais congelados avulsos (pequenas quantidades vendidas a retalho), recomenda-se o não consumo;
  4. Na compra destes tipos de produtos vegetais congelados, certificar a marca e a origem.

A ARFA informa que continuará a acompanhar o assunto junto das autoridades europeias e nacionais com vista à proteção dos consumidores e a garantia da segurança sanitária dos alimentos disponibilizados no mercado nacional.

 

Confira:

Alerta 13/07/2018 - nº 403

Alerta nº 406/ARFA-CA/2018 (Atualização)

Copyright © 2019 ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.