Notícias

Perguntas e respostas sobre Listeria monocytogenes

 

2018 07 13 ARFA IMG 2

  • O que é Listeria monocytogenes?

É uma bactéria capaz de causar doenças em seres humanos. Esta bactéria é resistente a temperaturas de frio e outras condições adversas, sobrevivendo por longos períodos em indústrias processadoras e é amplamente distribuída na natureza.

  

  • Quais os riscos associados a Listeria monocytogenes?

A listeria causa uma doença denominada listeriose, representando riscos à saúde pública, devido ao seu alto índice de mortalidade nos casos graves.

 

  • Quais os sintomas da Listeriose?

A listeriose pode manifestar-se de duas formas: a listeriose não invasiva, caracterizada geralmente por sinais de gastroenterite com febre, náuseas e diarreia; e a listeriose invasiva, que é forma mais grave, manifestando-se, por exemplo, através de uma septicémia grave e meningite.

 

  • Como ocorre a transmissão da doença?

A transmissão pode ocorrer de diversas formas, por exemplo através do contacto direto com animais, do consumo de alimentos contaminados, bem como da mãe para o feto (vertical) ou durante a passagem do feto pelo canal de parto infetado.

 

  • A listeriose pode ser tratada?

A listeriose pode ser tratada se diagnosticada precocemente. Antibióticos são usados para tratar sintomas graves, como meningite. Quando a infeção ocorre durante a gravidez, a administração imediata de antibióticos previne a infeção do feto ou do recém-nascido.

 

Fique atento!

Copyright © 2019 ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.