Notícias

CNF emite circular informativa sobre solução aquosa ou gel de Cloro-hexidina

 

 

2019 03 08 ERIS IMGO Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF) emitiu, no dia 08 de março de 2019, uma circular informativa sobre Solução aquosa ou gel de Cloro-hexidina – Relatos internacionais de lesões oculares graves devido a erros na administração.

A cloro-hexidina é um antisséptico para aplicação tópica, ativo contra um grande número de bactérias gram negativas e positivas, com atividade detergente. Em Cabo Verde, a cloro-hexidina consta da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que é de se esperar a presença no mercado de medicamentos contendo esta substância.

Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) recomenda a todos os profissionais de saúde, cuidadores e outros envolvidos na distribuição, utilização e /ou administração a tomar todas as medidas e precauções necessárias para garantir o uso e a administração correta.

A ERIS continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre o assunto.

 

Aceda a circular publicada:

Circular Informativa Ref. 012/2019 - Solução aquosa ou gel de Cloro-hexidina – Relatos internacionais de lesões oculares graves devido a erros na administração

Copyright © 2019 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.